quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Couscous vegetariano


Couscous é uma delícia que não tem nada a ver com o que conhecemos como cuscuz aqui no Brasil. É um produto típico dos países do norte da Africa. São grãos à base de semolina de trigo, que depois de hidratados e temperados, podem ser combinados de mil maneira. Seja com com molhos ou  ingredientes variados. Servido quente ou frio, é uma  ótima opção, principalmente para os dias quentes e nas férias de verão. Super fácil de fazer. É um alimento energético, versátil e não dá trabalho nenhum. Melhor ainda é que as crianças adoram. Também é uma opção muito boa, para fazer  salada no pote. A marmita ideal para levar ao trabalho.


Usei o couscous da Barilla. Os grãozinhos são bem miúdos, deliciosos e soltinhos. O couscous marroquino ou tunisiano costuma ter os grãos maiores, mas a maneira de usar é exatamente a mesma.

Pode ser servido em travessas, para a família, ou em copinhos charmosos, na versão festa.

Para quem quer oferecer uma receita diferente e muito gostosa. Deixo aqui a sugestão:

Couscous vegetariano

1  xícara (chá) couscous
2 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de tempero para paella (opcional) ou outro de sua preferencia
1/2 colher rasa (sopa) de sal
250 gramas de cogumelos (de sua preferencia) frescos levemente cozidos e cortados em pedaços médios (se preferir pode usar em conserva)
1/2 xícara (chá) de tomatinhos tipo sweet grape miúdo 
1 xícara de milho verde cozido (pode substituir por feijão, ervilha, lentilha, grão de bico ou outra leguminosa que preferir) 
1/4 de xícara (chá) de cebola picada em cubos bem pequenos
1/4 de xícara (chá) de salsinha picada
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
sal
algumas azeitonas para decorar (pretas ou verdes)

Modo de fazer:

Coloque o couscous seco em uma tigela média. Reserve. Leve ao fogo uma panela com a água, o sal, a colher de sopa de azeite e o tempero de paella. Deixe ferver. Desligue o fogo e despeje sobre os grãos de couscous . Mexa bem.Tampe e deixe hidratando por 30 minutos.
Enquanto isso em uma tigela maior, coloque os tomates, a salsinha, a cebola picada. Junte o  milho e os cogumelos. Tempere com o vinagre, um pouco de sal e o azeite. Reserve.


Passados os 30 minutos, os grãos terão dobrado de tamanho. Devem ficar sequinhos e soltos. 
Mexa com um garfo para afofar e soltar os grãos.

Junte o couscous já temperado e hidratado aos demais ingredientes da tigela maior. Misture delicadamente.  Decore com as azeitonas. 

Pronto!! Sirva morno ou frio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário