sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Homus



Adoro homus. É um prato versátil que pode ser usado de várias formas. Desde recheio de torta fria, até como entrada, servido em bolachinhas, pedaços de pão sírio ou torradas. A vantagem deste prato, que além de super fácil de fazer é uma fonte abundante de proteína e todo mundo gosta. No verão então, é uma delícia. Gosto de servir acompanhado de pão, vinagrete ou salada de tomates e alface.

A base dele é o grão de bico, também chamada de grão da felicidade. O grão de bico é rico em triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina,  a grande responsável pela sensação de bem estar e bom humor, Tão bom quanto o chocolate, no quesito produção de serotonina, mas com a vantagem de ser menos calórico e rico em fibras.
 Podemos utilizar o grão seco, o congelado, em conserva de  lata ou de caixinha. Fica bom de qualquer jeito.
No meu caso, usei o seco, que ficou reidratando em água, durante a noite. 
A receitinha básica que uso sempre...

Homus
Ingredientes:
300 gramas de grão de bico seco (ou 500 gramas  em conserva ou congelado)
1 colher de óleo
1 folha de louro
8 dentes de alho
1/4 de xícara (chá) de suco de limão
1 colher (sopa) de cominho (usei em grão)
1 colher (chá) cheia de tempero harissa ( opcional)
1/2 xícara (chá) de tahine
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (sobremesa) de sal
1/2 copo de água mineral  gelada

Modo de fazer:

Se for usar o grão de bico seco, deixe reidratando em uma tigela com bastante água. O dobro do volume do grão de bico. No dia seguinte, escorra a água. Coloque o grão de bico em uma panela de pressão com água. Dois dedos acima do grão de bico. Coloque a folha de louro, três dentes de alho e o óleo.


Deixe cozinhar por 30 minutos ou até que fique macio. Use fogo médio.


Espere acabar a pressão e abra a panela. 


Escorra a água e retire a folha de louro. Se for usar o grão de bico em conserva, comece a receita por aqui.


Coloque o grão de bico  no processador (ou liquidificador) juntamente com mais 5 dentes de alho cru. Se não gostar do sabor de alho reduza a quantidade. Junte o tahine, o azeite, o cominho, o sal, o suco de limão e por fim o tempero harissa, que é uma mistura de temperos de origem marroquina. A base é a pimenta vermelha,   misturada com várias outras especiarias. Este item é opcional, mas eu uso porque acho que agrega sabor, cor e aroma ao homus.


Ligue o processador e deixe até que a mistura se transforme em um creme espesso e homogêneo. Se ficar muito firme, e quiser mais cremosidade, acrescente um pouco de água mineral gelada e misture bem.

Prove o sal e corrija, se precisar. Sirva ou guarde na geladeira até a hora que servir. Se ressecar um pouco, aumenta a cremosidade com um pouco mais de azeite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário