quinta-feira, 23 de março de 2017

Inari sushi




O inari sushi não é o mais conhecido nem o mais popular, principalmente aqui no Brasil, mas, é o meu preferido de longa data. Saboroso e 100% vegan, desde que não se use o soboro, que é esse complemento cor de rosa à base de peixe seco, usado na decoração. O inari sushi é encontrado em alguns restaurantes orientais mais tradicionais e nos famosos bentôs das lojinhas japonesas. É bem diferente dos outros sushis, mas é muito fácil de fazer.Utilizo a versão facilitada da receita, que certamente não é a original do Japão, porém garante um bom resultado final. Vale a pena experimentar.

Inari sushi



Ingredientes para o sushi ague:
1 pacote de sushi ague (12 unidades ou 110 gramas)
750 ml de água
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
3 colheres (sopa) de saquê
1 envelope de caldo de legumes desidratado (ou cozinhe junto 2 talos de salsão, cebolinha, 1 cebola e 1 cenoura picadas. Nota: esse caldo pode ser aproveitado para um delicioso ramem)
1 pitada de glutamato monossódico

Ingredientes para o arroz:
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz para sushi

Ingredientes para o tempero do arroz:
3 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de saquê
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (café) de sal
10 colheres (sopa) de vinagre de arroz

Ingredientes para montar o inari sushi:
wasabi, soboro (os veganos não devem usar, pois é feito à base de peixe seco), filetes bem finos de gengibre fresco e gergelim preto.

Modo de fazer o sushi ague:
Corte os quadradinhos de ague ao meio. Coloque em uma panela e leve para cozinhar juntamente com a agua, o saquê, o açúcar, o shoyu, o caldo de legumes e o glutamato. Deixe cozinhar até que o ague fique macio, porém firme.Escorra e deixe esfriar. Quando esfriar pressione levemente com as mãos, para que escorra o máximo possível do liquido. Reserve.

Modo de fazer e temperar o arroz:
Lave muito bem o arroz, até que a agua saia bem clarinha. Escorra. Coloque em uma tigela e  junte a agua. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Despeje a agua e o arroz em uma panela e deixe cozinhar em fogo brando até o liquido secar e o arroz ficar macio. Desligue o fogo e despeje o arroz em uma tigela grande. Mexa um pouco para aerar o arroz. Reserve. Faça o tempero misturando o vinagre , o açúcar, o sal e o saquê. Coloque em uma panelinha e leve para aquecer levemente (não deixe ferver). Vá despejando essa mistura sobre o arroz e misturando rapidamente, até acabar a mistura. Deixe o arroz esfriar.




Montagem do prato:
Abra as metades de ague cozido e escorrido, com cuidado, usando os polegares das duas mãos.
Passe um pouquinho de wasabi no fundo, e vá enchendo com o arroz já temperado.



Pressione ligeiramente com os polegares. Coloque em uma travessa e enfeite cada inari sushi com os filetes de gengibre, o soboro (este opcional está fora de cogitação para os veganos pois é feito de peixe seco) por fim o gergelim preto.


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário