quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Quibe de forno vegetariano/vegano


Receita super fácil de fazer, nutritiva e deliciosa. Quem disse que comida vegetariana é sem graça? Enganou-se redondamente. Ingredientes frescos, saudáveis e temperos bem aproveitados em todo o seu potencial de sabor e perfume. Esse é o segredo de comida gostosa. Neste caso, optei por cebola frita seca e alho frito seco para que não soltem água durante o processo de assar. Assim o quibe fica bem sequinho e sem rachaduras. Essa dica serve também para frituras.
O quibe de tofu é uma delícia. No caso dos vegetarianos que consomem laticínios e ovos, ainda tem a possibilidade de fazer esta receita com recheio. Fica ainda mais gostoso e nutritivo. Experimente!

Quibe de forno vegetariano/vegano
Ingredientes:
500 gramas de tofu
250g de farinha de trigo para quibe
400 ml de água quente
1/2 xícara (chá) de hortelã fresca picada
1 colher (sopa) de tempero Zaatar (ou Zahtar)
1 colher (sopa) de tempero 7 spices ou tempero sírio
1/2 xícara (chá) de cebola frita seca
1 colher (sopa)  de alho frito seco
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de sal marinho
Opcional: 200 gramas de queijo Minas tipo frescal em fatias
1 colher (sopa) de azeite

Modo de fazer:

Esfarele o tofu com a ajuda de um amassador de batata ou com um garfo.
Coloque a água quente em uma tigela e adicione o trigo para quibe.


Deixe o trigo hidratando até a água desaparecer.


Na tigela do trigo para quibe que estava hidratando junte hortelã, zaatar, tempero sírio, cebola frita seca, alho frito seco, o azeite e o sal marinho.


Misture muito bem. Acrescente o tofu já esfarelado. Misture tudo muito bem.


Unte uma forma média (refratário ou antiaderente) com um pouco de azeite ou óleo. No caso de fazer a receita com recheio: coloque metade da massa, espalhe bem, adicione as fatias de queijo e cubra com o restante da massa. 
No caso do quibe sem recheio: coloque toda a massa, espalhe bem.Em ambos os casos regue com 1 colher de azeite. Leve ao forno pré aquecido em 180 graus e deixe assando por 35 minutos ou até que fique bem dourado. Retire do forno, deixe descansar por 10 minutos. Corte em quadrados. Sirva com o auxílio de uma espátula e acompanhe com salada fresca de pepino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário