Uma grande variedade de legumes, folhagens e leguminosas compondo uma dieta vegana é fundamental para melhorar o aporte de nutrientes, garantindo uma dieta mais saudável e mais saborosa.
Usar os produtos da estação sejam eles frutas, legumes e folhagens permite aproveitar o que há de melhor tanto em qualidade do alimento quanto em sabor. Sem falar na economia, pois produto da estação sempre está com o melhor custo/benefício.
Na busca por variedade de sabores e nutrientes é sempre bom não ter medo de experimentar. Confesso que aos quase 60 anos, foi a primeira vez que "ousei" preparar e experimentar maxixe e surpresa, foi uma descoberta muito prazerosa.
Não sei se era aquela aparência "espinhosa" que me mantinha longe dele, mas confesso, que o sabor me surpreendeu e no final das contas os "espinhos" não eram nada demais. Rico em fibras, vitamina B1, vitamina C (cru), fósforo, ferro, zinco, magnésio e manganês.
Muito mais saboroso que o chuchu, pode ser feito de várias maneira. Aqui fica a sugestão que pode ser acompanhada de arroz integral ou purê de inhame. Fica uma delícia.
Maxixe refogado.
Ingredientes:
6 maxixes
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 pimenta dedo de moça
3 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 pimentão verde, pequeno, picado
4 tomates sem pele picados
1 colher (chá) de cominho
sal
pimenta do reino
200 ml de água
Modo de fazer:
Lave bem o maxixe. Raspe os "espinhos" com uma faca ou se preferir, o método que eu considero mais prático:
Passe o maxixe no ralo grosso até retirar toda a casca .
Corte em gomos ou rodelas.
Coloque o azeite na panela. Quando estiver quente junte o alho e a pimenta dedo de moça. Refogue até começar a dourar e adicione a cebola. Junte o cominho . Refogue até a cebola murchar.
Junte o pimentão picado, refogue por uns 3 minutos e adicione o tomate picado.
A seguir junte o maxixe e a água. Tempere com o sal e a pimenta do reino.
Coloque no fogo médio/baixo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
Está pronto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário