quinta-feira, 30 de maio de 2019

Rotkraut ou repolho roxo agridoce


Adoro sabor agridoce. Seja na culinária oriental ou mesmo na européia. O repolho roxo é o protagonista de uma das minhas receitas doce/azedas preferidas. O grau de doce e azedo fica por conta do paladar de cada um, mas a base é essa que vou deixar na receita.  É uma mescla da tradição culinária de duas pessoas muito queridas e atenciosas, que adoravam cozinhar e mantinham as receitas de familia como tesouros. Ouvi atentamente, testei e adaptei ao gosto da minha família. É o famosos Rotkraut alemão ou repolho roxo cozido. Cada família tempera ao seu gosto, por isso não há uma receita padrão. Cada família tem a sua, mas os ingredientes básicos permanecem.
Experimente e brinque com os temperos até chegar ao seu  ponto ideal, a "sua receita".



Rotkraut ou repolho roxo cozido agridoce

Ingredientes:
1 repolho roxo médio, sem o miolo branco e picado em tiras finas
2 maçãs pequenas (fuji, red ou gala) descascadas e picadas e cubos
1/4 de xícara (chá) de uvas passas pretas sem semente (opcional)
2 colheres (sopa) de óleo da sua preferência
5 cravos da India
1 colher (sopa) rasa de sal marinho
pimenta do reino à gosto
1/4 xícara (chá) e vinagre de maçã
1 colher (café) de kümmel (opcional)
1 colher (sopa) cheia de mel ou açúcar demerara
1/4 de xícara (chá) de água

Modo de fazer:

Lave bem o repolho, retire o miolo branco ou o pézinho, que é muito duro. Corte em metades e depois corte em tiras finas. Reserve. Descasque a maçã e pique em cubos. Reserve.



Leve uma panela ao fogo, com o óleo. Quando começar a esquentar, junte os cravos. Acrescente o repolho, as maçãs, as uvas passas (opcional) , o kümmel( opcional) o sal, a pimenta do reino, o vinagre e a água.

Tampe a panela e mantenha no fogo médio/baixo por 15 minutos.


Passado o tempo, adicione o mel, prove o sal e corrija se precisar. Misture bem e deixe em fogo baixo por mais 10/ 15 minutos, ou até que o repolho fique bem macio.


Misture tudo muito bem. Prove novamente e corrija todos os temperos que achar necessário. Sirva quente acompanhado de creme de inhame ( receita aqui no blog) ou da tradicional salada de batatas    ( batatas cozidas temperadas com sal, vinagre ou suco de limão, sal, pimenta do reino, cebolinha picada e salsinha picada. Tempere ainda quente. Misture bem e veja que delícia com esse repolho).

Eu particularmente, acho que esse repolho fica mais gostoso se for preparado com antecedência e apenas esquentar na hora de servir. Os temperos penetram melhor no repolho e fica mais saboroso. É questão de gosto pessoal. Confira.


segunda-feira, 6 de maio de 2019

Quibe vegano assado ou quibe de tofu




Aqui temos uma combinação saborosa e rica em proteína. A farinha integral e a proteina da soja contida no tofu, tornam o quibe de tofu uma opção  nutritiva, principalmente para a dieta vegana que é carente de proteína. As fibras estão presentes e vão cumprir seu papel, ajudando a reduzir o colesterol. 
A chave do sucesso deste prato e da maioria dos pratos veganos, são os temperos. Eles vão tornar o prato muito mais apetitoso e encher a cozinha com aquele cheirinho de comida caseira, bem temperada, que abre o apetite e faz salivar, mesmo antes de ir à mesa.

Não tenha medo de comprar vários temperos diferentes e testar novas combinações. Comece com pequenas porções, sinta o aroma durante e processo de cozimento e depois experimente. Ajuste conforme o seu gosto. É uma parte importante no processo de cozinhar e afasta a monotonia de qualquer cardápio. Neste caso, estamos explorando as especiarias orientais.

Quibe vegano ou quibe de tofu
( rende 12 quibes médios)
Ingredientes:
250 gramas de tofu
1 xícara (chá) de farinha de tribo para quibe
1 xícara (chá) de água quente
2 colheres (sopa) de cebola frita desidratada
1 colher (sopa) de alho frito desidratado
1/2 xícara (chá) de hortela fresca picada
1/4 de xícara (chá) de cebolinha fresca picada
1 colher (chá) de pimenta síria (opcional)
1 colher (chá) de harissa - mix de temperos secos originário da Tunísia e muito usado no Marrocos (opcional)
1 colher (chá) de Lebanese 7 spices - mix de  temperos libaneses (opcional)
pimenta do reino à gosto
1 colher (chá) de sal marinho
1/4 de pimenta dedo de moça picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de fazer:
Coloque a farinha de trigo para quibe em uma tigela e despeje a água quente. Deixe hidratando.
Em outra tigela, com o auxílio de um garfo, esmigalhe bem o tofu. Junte a cebola e o alho desidratados. Estou optando pelo alho e cebola desidratados, pois assim não liberam água durante o processo de assar e evita que os quibes rachem e esfarelem.
Adicione a hortelã fresca, a cebolinha, a pimenta do reino, a pimenta dedo de moça, 1 colher de azeite de oliva  e o sal. Junte os demais temperos opcionais, se tiver. Vale experimentar, fazem toda a diferença. O aroma nos transporta para um típico restaurante árabe.


Acrescente a farinha de trigo já hidratada. Usando as mãos, misture tudo muito bem. 


Pegue uma porção que preencha toda a palma da mão (em concha).  Aperte bem e vá modelando com o auxílio das palmas das duas mãos unidas. Sempre pressionando bem, para dar a forma.

Coloque para assar em uma forma anti-aderente. Pincele os quibes com o restante do azeite.


Leve para assar em forno quente, 200 graus, por 30 minutos ou até que fiquem bem dourados e crocantes. Retire do forno e sirva quente,  acompanhados de fatias de limão.