quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Gado gado o molho oriental para acompanhar vegetais cozidos.




O que é que  gado-gado? É um molho da Indonésia, à base de amendoim e bem apimentado.Sua função é acompanhar folhagens e legumes cozidos. Além de ser delicioso, enriquece o valor nutricional do prato.
Para servir é preciso preparar alguns vegetais cozidos. Na minha travessa de vegetais cozidos costumo usar: inhame,cenoura, repolho,broto de feijão, vagens, acelga e tofu. Mas cada um pode adaptar a seleção de vegetais conforme o seu paladar ou o que tiver na geladeira.
Também gosto de servir porções de arroz branco, cozido em água e sal, pois se o molho sair muito apimentado, uma colherinha de arroz ajuda a apagar o incêndio.
O molho gado-gado é denso, apimentado e bem temperado.Sua base é o amendoim, portanto é uma boa fonte de proteína, cálcio, ferro e niacina. Com certeza é  opção muito bem vinda na dieta de veganos e vegetarianos. Se usar tofu (ligeiramente frito, é uma delicia!), o aporte de proteínas da refeição vai ser ainda melhor.
Os vegetais, podem ser cozido no vapor ou levemente aferventados em água com um pouquinho de sal. Essa água pode ser aproveitada para cozinhar o arroz e diluir o molho. No meu caso separei a água de cozimento da acelga e com parte dela, ainda bem quente, fiz o arroz.Com o restante dissolvi o creme de amendoim para o molho. Para quem quiser experimentar deixo a receita de um prato delicioso e nutritivo. Gostaria de lembrar que a receita esta ligeiramente adaptada ao nosso paladar (reduzi para menos da metade o numero de pimentas utilizadas) e sem alguns ingredientes originais, que são muito difíceis de encontrar como o laos ( um rizoma aparentado do gengibre, também conhecido como galangal) ou o trasi.



Gado-gado

Afervente ou cozinhe no vapor, vegetais variados. Frite ligeiramente pedaços de tofu .
No prato da foto colocamos metade de uma acelga média e 800 gramas de inhame. Também fiz um pouco de arroz branco.
Molho para gado-gado
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de amendoim ou girassol
5 dentes de alho bem picadinhos
1/2 cebola roxa bem picadinha
3 pimentas vermelhas tipo dedo de moça picadas
1 xícara de pasta de amendoim ( usei "Amendoíssimo" da Santa Helena, que é uma pasta de amendoim integral sem sal nem açúcar) ou de amendoim cru, sem casca processado.
1/2 folhinha de louro
1 colher (sopa) bem cheia de açúcar mascavo (se preferir um molho mais adocicado pode colocar um pouco mais)
1/2 xícara de leite de leite de coco
1/2 xícara (chá) de agua quente ( use a agua da fervura dos legumes)
1 colher (sopa) rasa de suco de limão ou vinagre de arroz
sal
Modo de fazer :
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho, a cebola e as pimentas. Junte a folha de louro e continue refogando até até dourar bem. Junte o creme de amendoim dissolvido na agua quente. Mexa bem e adicione o leite de coco e o açúcar mascavo. Prove o sal e corrija. Retire do fogo. Tire a folhinha de louro e bata tudo no liquidificador ou use um mixer, para dissolver bem todos os grumos. Coloque a mistura na panela e deixe ferver. Se estiver muito denso, acrescente um pouco mais de agua ao molho, até atingir o ponto desejado. Mexa bem e tampe, pois o molho espirra bastante.  Quando começar a ferver desligue o fogo, adicione o limão e  mexa vigorosamente. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário