quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Cozido de lentilhas.


Comidinha gostosa e nutritiva. Já passou da hora de explorar o potencial de sabor e a versatilidade das lentilhas. Na India, onde por razões religiosas, há uma população de vegetarianos simplesmente gigantesca,  é um ingrediente presente em inúmeras preparações. 
Fonte de proteínas, nutriente vital em uma dieta vegetariana, onde uma porção de 100g de lentilha cozida tem 9g de proteína. 
Podemos concluir que um cozido de lentilhas faz maravilhas na dieta vegetariana, superando o feijão e demais leguminosas. Além de ser rica em cálcio, ferro, magnésio , vitaminas do complexo B e fibras. 
Vale a pena incluir no cardápio e explorar todo esse potencial de sabor e textura. Prato de uma panela só, fácil e rápido de fazer, serve bem 4 pessoas.

Cozido de lentilhas.
Ingredientes:
250 gramas de lentilha seca
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho
1 cebola pequena picada em cubos 
1/2 colher (chá) de cominho em grãos ou em pó
2 cenouras médias picadas 
1 colher (sopa)
rasa de sal
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1  folha de louro pequena
1 colher (chá) de tempero de sua escolha (usei tempero mexicano para taco) 
outras opções de tempero: páprica doce, páprica picante, curry, chili powder ou tempero para taco
800 ml de água

Modo de fazer:
Deixar as lentilhas hidratando em água, durante a noite. No dia seguinte escorra bem e reserve.
Em uma panela de pressão frite o alho e a cebola no azeite. Tempere com o cominho ( usei em grão). Junte o tomate picado e a cenoura. Refogue mais um pouco. 


Acrescente a lentilha que estava reservada. Adicione o sal, o vinagre, o louro e o tempero de sua preferência.. Misture e acrescente a água. Feche a panela de pressão e cozinhe em fogo brando por 15/20 minutos. Desligue o fogo. Espere a pressão sair, abra a panela e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário