segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A horta urbana e os nutrientes essenciais para o corpo.



Como já mencionei antes, adoro cultivar minha horta portátil, que pode ser levada ao lugar mais adequando do terraço. É super simples de fazer. Basta jardineira, uma base de pedrisco para drenar, boa terra, sementes, rega diária e boa vontade. O resultado é uma delícia. A salsinha e cebolinha, mais cheirosa e a couve mais verdinha que se pode encontrar. A horta pode ser cultivada em qualquer varanda de apartamento ou casa. Desde que haja sol e pouco vento.

Depois de plantar o alimento, o ideal é conhece-lo melhor. Sou adepta da teoria, de que a boa informação deve ser disseminada, para que muitos possam ter proveito dela. Portanto, acho que isso se aplica perfeitamente ao mundo das dietas e da nutrição. Nem tudo depende de bons genes, pois é através da alimentação que vamos obter o "combustível" necessário para o bom desempenho físico e intelectual, no dia a dia em nossas vidas.Com informações confiáveis e precisas, as pessoas podem decidir conscientemente que tipo de dieta adotar. Estarão cientes dos pontos positivos e negativos. 

Nada melhor portanto, saber que os alimentos são separados por grupos de nutrientes. Cada grupo tem funções específicas em nosso organismo. Sendo assim, para uma boa alimentação o ideal é consumir diariamente em cada refeição, pelo menos um alimento de cada grupo. Ao adotar uma dieta em que um determinado alimento é deixado de lado, é preciso procurar compensar com outros alimentos que tenham a função mais próxima daquele que foi excluído .
Um exemplo prático é: se não vai comer carne, ovos ou derivados de leite, terá que incluir na refeição outro alimento rico em em proteínas como soja ou feijão. Embora não sejam proteínas de alto valor biológico como a carne e os ovos, ao menos o organismo não será privado desse nutriente. Acho, que no caso das crianças vegetarianas, não devemos excluir leite e ovos, pois são essenciais ao crescimento e desenvolvimento cerebral.
Por enquanto, a palavra chave é " variedade". Um prato colorido e variado é o caminho certo para a boa saúde.


A OMS ( Organização Mundial da Saúde) recomenda: Na alimentação diária (em condições normais) procure consumir pelo menos 1 alimento de cada grupo à cada refeição, garantindo assim um equilíbrio de nutrientes para o seu organismo.

Grupos de Alimentos

Podemos dividir todos os alimentos em 6 grupos básicos


1ºGrupo São as carnes em geral : Porco,vaca,cabrito,coelho etc...(inclusive miúdos e vísceras).
São também deste grupo : aves,peixes,frutos do mar(moluscos e crustáceos), ovos,ovas de peixes e todas as leguminosas que dão em vagens: feijões,soja,lentilhas, amendoim ervilha seca etc...
2ºGrupo Leite(de origem animal) em todas as sua formas de apresentação : in natura, em pó,condensado ou evaporado.
Seus derivados : iogurtes,creme de leite,coalhada e queijos (branco,mussarela,ricota,provolone,requeijão etc...)
3ºGrupo Hortaliças(verduras e legumes) e cogumelos. Verduras : alface,agrião,acelga,almeirão,couve,espinafre,rúcula etc..
Legumes:
cenoura,berinjela,chuchu,tomate,pimentão abobrinha,beterraba,rabanete,pepino,etc...
Cogumelos :
Todos os fungos comestíveis como as variedades champginon,shitake,funghi, etc...
4ºGrupo Frutas em geral(ricas em sucos devem ser consumidas, de preferência cruas).Exemplos : mamão. maçã, banana,manga,melão,melancia,pera,figo etc..
Frutas cítricas : frutas ricas em vitamina C.
Exemplo: abacaxi,laranja,tangerina,kiwi,acerola,camu-camu
goiaba,caju,morango etc...
Frutas oleaginosas : frutas ricas em gordura(calóricas).
Exemplos :
castanhas,nozes,abacate,avelãs,amêndoas,coco,etc...
5ºGrupo Cereais,feculentos,açucares e mel.
Cereais (semente em espigas):
Exemplos : milho,arroz,aveia,centeio,trigo,fubá,flocos de milho etc...
Feculentos : raízes e tubérculos ricos em amido.
Exemplos:
batata,mandioca,cara,inhame,batata doce etc...
Açucares :

Exemplos : mascavo,cristal,refinado,demerara,melado e rapadura.
6ºGrupo Gorduras animais e vegetais
Animais : banha e toucinho.
Vegetais : óleos de soja,milho,canola,amendoim,oliva etc...

1º e 2º Grupo Nestes grupos encontram-se os alimentos ricos em proteínas (e cálcio), cuja função no organismo é construção e reparo dos tecidos. São chamados alimentos CONSTRUTORES.Desde a formação do feto (construção) até a simples cicatrização de cortes (reparo).Básicos na dieta dos atletas para a obtenção e manutenção de massa muscular.Esses alimentos fornecem aminoácidos essenciais para o desenvolvimento físico e mental.
3º e 4º Grupo Nestes grupos encontram-se os alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras.Há uma predominância dos chamados alimentos REGULADORES, cuja função é regular e equilibrar o organismo.
5º e 6º Grupo Nestes grupos encontram-se os alimentos de origem animal e vegetal que fornecem quase que exclusivamente energia.São nutrientes suplementares.Esses alimentos são chamados ENERGÉTICOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário