sábado, 12 de setembro de 2015

Pão integral e a importância dos cereais na alimentação vegetariana/vegana.



Esta é a cozinha onde testo todas as receitas que posto neste blog. 
A receita de hoje é de Pão integral e aproveito também para falar na importância dos cereais integrais na alimentação.
Não é novidade que a variedade é o segredo da boa alimentação seja qual for a dieta escolhida. Sendo assim, quando ela é restritiva, como no caso da vegetariana e principalmente da vegana, é preciso tomar mais cuidado com a variedade dos alimentos utilizados no cardápio diário.
A tendencia é que haja sempre uma deficiência de proteína e ferro.
 Porém, não é nada que não possa ser contornado com um cuidado maior na escolha e na preparação dos ingredientes do prato.



Assim poderemos manter bons teores de proteínas e ferro na alimentação diária. Isso deve começar já no café da manhã. Optando por pães integrais (cereais variados), geleias de fruta, mingau de aveia (com frutas e leite de soja). Sempre acompanhe com com sucos de frutas e fruta ao natural.
 Os cereais integrais são ótimas fontes de proteína, vitaminas E e complexo B. Sem falar, em minerais importantes como Ferro, Selênio e Fósforo. Para completar, são ricos em fibras, tão necessárias para uma boa digestão e funcionamento do intestino.

Para quem tem máquina de fazer pão, é possível ter pão fresco e nutritivo a qualquer hora do dia.  A receita é fácil e deliciosa. Logo abaixo, com os mesmos ingredientes, deixo a explicação para fazer a mesma receita do modo tradicional. 


Pão Integral para máquina de fazer pão ou no modo tradicional.

(Rende 1 pão de 1kg)
Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras (chá) de água filtrada
3 colheres (sopa) de óleo de amendoim ou girassol
1 colher (chá) de sal 
2 colheres (sopa)de açúcar
2 colheres (sopa) de extrato ou leite de soja em pó
1 e 1/2 xícaras (chá) de aveia em flocos
1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo especial (usei a marca Renata) 
1 colher (chá) de fermento biológico seco

Modo de fazer (na máquina de pão)
Vá colocando os ingredientes na cuba da máquina, obedecendo a ordem em que aparecem na lista de ingredientes. Comece pela água e a seguir vá adicionando os demais ingredientes, terminando com o fermento, levemente espalhado sobre a farinha de trigo.Tampe a máquina e selecione tamanho aproximado ( 900 gramas) e ciclo de 3 horas.
 Na minha máquina, marca Britânia, é o ciclo 11 - sanduíche. 
Esse pão faz o maior sucesso, pois a cor é linda e o sabor muito delicado. 
Quanto à cor, tenho percebido que se faço o pão pela manhã ele fica mais dourado.Se fizer no final da tarde ou à noite ele fica mais clarinho. Isso ocorre devido a oscilação da intensidade da energia elétrica.

 Durante os picos de consumo fica mais fraca e o pão mais claro e quando há menos consumo, a energia fica mais forte, resultando num pão mais dourado e uniforme ( independentemente da opção selecionada).

Modo de fazer (maneira tradicional) 
É perfeitamente possível fazer esta receita, da maneira tradicional. É fácil e o resultado é muito bom. Primeiro, misture o fermento biológico na farinha de trigo. Reserve. Coloque a água em uma vasilha.
 Junte o sal, açúcar e o óleo. Misture. Vá adicionando aos poucos e mexendo sempre o extrato ou leite de soja, a aveia, e a farinha de trigo integral. Misture bem.
 Comece a adicionar aos poucos a farinha misturada com fermento. 
Vá juntando a farinha e amassando com uma das mãos. Quando a farinha acabar, espalhe um pouco de farinha em uma superfície lisa, coloque a massa sobre essa superfície. Amasse bem com as mãos, em movimentos de apertar a massa e amassar contra a superfície.
 Se precisar mais farinha de trigo especial, adicione aos poucos, até que a massa comece a soltar dos dedos e fique bem lisa. Ponha em uma tigela e cubra. Espere dobrar de tamanho.
.Coloque em uma forma de pão untada com óleo. Cubra e deixe descansar mais 30 minutos. Pré aqueça o forno. Leve para assar por 30/40 minutos ou até que fique bem dourado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário